sábado, maio 14, 2011

Falta de respeito pelos outros

Já o disse várias vezes, mas, ao que me é dado observar, nunca é demais bradar, aos quatro ventos, que uma enorme maioria de condutores portugueses, antes de entrarem numa escola especializada no ensino de Código da Estrada e Condução de viaturas automóveis, deveria passar por uma Escola de Educação, Civismo e Cidadania, para aprender a respeitar os Direitos dos outros, respeitando, por isso, os sinais de trânsito colocados (vertical e horizontalmente) na via pública.

Estou, concretamente, a referir-me ao desrespeito pelos espaços de parqueamento reservado a cidadãos com deficiência e que, a mais das vezes, são (indevida e abusivamente) ocupados por viaturas sem o respectivo dístico oficial que lhes confere essa (legal e justa) regalia.

Depois, quando são multados ou vêem os seus veículos rebocados, deitam as mãos à cabeça e vociferam dizendo que as autoridades só pensam na “caça à multa”, nunca atribuindo culpas à sua falta de educação e de cidadania. O erro nunca é seu, do seu desrespeito pelos direitos dos outros.

Não é possível haver um polícia para cada prevaricador… o que é necessário é promover, de todos os modos, a (re) educação ética, social e humana dos condutores para que a vida seja um pouco (um muito) mais harmoniosa e gostosa de viver.

Sem comentários: