sexta-feira, maio 20, 2011

Eleitoralismo

Ainda que só estejamos em pré campanha eleitoral, a realidade é que os partidos e os políticos já se arranham e esbracejam como se já estivéssemos no auge da refrega eleitoralista.

Antigamente dizia-se que para se conhecer o verdadeiro carácter de um indivíduo bastava embriagá-lo. Porém, hoje, dir-se-á que para se conhecer um político, dever-se-á observá-lo durante uma campanha eleitoral, pois, tal como o álcool embriaga e põe a nu a personalidade de um homem, também a ambição pela conquista do poder faz com que o cidadão ponha a descoberto todas as suas intenções e toda a sua personalidade.

Não é uma mera divagação retórica, é uma realidade tão visível e absoluta que até dói, só de pensar. O Ser Humano é um bicho tão complexo e misterioso, mas sobretudo tão claro e desnudado quando sob pressão, seja ela de que tipo for.

Nesse estado, emocionalmente perturbado, o Homem perde a noção das coisas e actua (quase ou mesmo) instintivamente, pondo de lado o sentido de amizade, solidariedade e sei lá que mais, passando a agir sem conceitos, nem complexos. È o “salve-se quem puder”.

O que importa, neste período, não é mais o esclarecimento honesto e de boa-fé, e sim, arrebanhar votos que nos levem à meta proposta. É o “não olhar a meios para atingir os fins”.

Que dizer mais?...

Sem comentários: