terça-feira, janeiro 18, 2011

Existencialismo

Olá Mizé,

É sempre gostoso, voltar (momentaneamente) à puberdade, ao tempo das grandes dúvidas existenciais, mas fazê-lo, não para reflectir e preparar o futuro de cada instante, retornando às antigas questões, é que, me parece, não ser bom, pois pode revelar que algo não está bem dentro de nós, especialmente quando a vida, implacável, já nos deu tantos pontapés no rabo.

Por quê as dúvidas que transcrevo a seguir?

«...Onde se perde "a arte da existência? Onde a existência tem arte?" Realmente..."tanto pensamento bailador"...! "Bora lá, mas é cair na real"!..»

Dizia Miguel de Unamuno «la belleza está en los ojos de quien mira.» De igual modo a Arte é fruto da cultura, do sentimento e da vivência do observador.

Em ti, minha Querida, não é entendível aceitar, com condescendência franciscana, tanta interrogação existencialista. Porque a vida não te têm sido parca em acontecimentos e emoções de aprendizagem e reaprendizagem. Tens, por isso, o “curso” completo, tirado com alta nota de dor, raiva e, também, algumas alegrias. És – digo eu – mulher total em experiência e saber, daí que bem saibas: A Arte é existência e a existência é uma das mais ditosas formas de arte.

E, pronto, o baile dos pensamentos fica, hoje, por aqui!...

Sem comentários: