domingo, maio 02, 2010

Ecologia Bem a salvaguardar

Aquilo que se faz em terra, mal ou bem, ainda vamos tendo possibilidade de controlar de um modo ou de outro, pois que esse é, afinal, o nosso elemento, porém o que ocorre no mar ou no ar, aí "a coisa fia mais fino"! Os homens (diga-se: a ciência) cuida que já têm conhecimento e poder sobre tudo aquilo que empreendem e vá de, por ganância, se lançarem a realizar empreendimentos que, "se dão para o torto", depois não são capazes de dominar por forma a evitar quaisquer calamidades.
No presente estou a referir-me concretamente ao caso da Plataforma Petrolífera que explodiu e colapsou e cujo furo está a derramar crude pelo oceano, numa quantidade e extensão assustadoras e de efeitos incalculáveis para a ecologia planetária, pois que tudo será afectado não só agora, mas por tempo que ninguém sabe (pode) prever.
Não sou contra o progresso, nem contra a exploração dos recursos terrestres, de modo algum, só que tal deve ser feito com total e absoluta garantia de sucesso e segurança, para que não se corra o grave risco de violar a harmonia natural da Terra que é - vinque-se com veemência - a nossa única casa.
- «Não vá o sapateiro além da chinela!...» - Como bem disse Vasco Fernandes (Grão Vasco).

Sem comentários: