quarta-feira, maio 12, 2010

As crianças...

«Que mal fazem as crianças? que tara é essa de as maltratar e matar? Algo se está a passar na cabeça dos chineses?» Disse minha esposa, ao ouvir que mais um chinês havia morto 6 crianças e a respectiva professora.
E este fenómeno é tanto mais estranho e preocupante, quanto mais é tido e sabido que as culturas orientais, põem acento tónico no respeito pelos pequeninos. É de todos conhecido o facto de, num passado não muito longínquo, os erros das crianças nunca serem "corrigidos", sequer com uma "palmadinha pedagógica". Vede as imagens do Buda com crianças brincando no seu colo, no seus ombros e nos seus braços. O que, de certo modo, nos lembra a frase do Evangelho em que Cristo diz: «Deixai vir a mim as criancinhas, porque delas é o Reino dos Céus!» Ou, como noutro passo, «quem fizer mal a um destes pequeninos, melhor fora que atasse uma mó de moinho ao pescoço e se lançasse ao mar!»
Não sou ingénuo e sei bem que, no passado, o Ocidente tinha as crianças em muito pouca conta, mas surpreende-me que, no Oriente, esteja a acontecer o mesmo. Que fenómeno é este?!...

Sem comentários: