quarta-feira, abril 14, 2010

"Rabugices"

«Quanto mais velhos estamos, mais rabugentos nos tornamos» - precaviam-nos os nossos entes queridos no tempo em que andávamos de calções e sacola de livros e cadernos às costas.
Como estou a "envelhecer" - aliás, como toda a gente - fico, deveras, preocupado se, efectivamente, me estou a tornar rabugento e, o que será bem pior, "chato".
É certo que tenho ideias e um discurso pautado por valores que herdei uns, que adquiri outros, contudo - cuido eu - isso não faz de mim, um "velho do Restelo" hermético ao avançar da sociedade e da ciência.
Embora tenha a idade cronológica que os anos me impõem, eu quero ter a mente aberta e clara de modo a manter uma idade mental adulta, mas fresca.
Ser velho e ser feliz é ter alma de menino à procura de papoilas rubras para enfeitar a alma dos poetas. E é, também, ser útil legando a sabedoria acumulada a quem, ainda, dela necessita, entregando-a num ramalhete aromático e belo.
Deixem-me ser assim! Mas quando for rabugento mandem-me calar e impeçam-me de comunicar!...

Sem comentários: