quinta-feira, abril 29, 2010

Onde estão os nosso0s Poetas?

Dantes, porque os jornais locais iam publicando nas suas páginas alguns pequenos poemas daqueles que amam e cultivam a Arte da escrita em linha interrompida, eram conhecidos os Poetas viseenses, até mesmos os mais recentes que iam surgindo. Agora - confesso - só me lembro dos mais antigos, alguns deles já nem fazem parte do número dos vivos, pois os novos não sei quem são. E, com toda a certeza, há-os e bons, mas quem são, onde estão e o que fazem?
Esta questão, que parece de somenos importância é, no fim de contas, crucial. José Maria Toroldo dizia: «Se queres conhecer como vai o mundo lê os Poetas.» Na realidade, pela sua especialíssima, sensibilidade, os Poetas (não os poetas ou simples rimadores de improvisos louvaminheiros) vêem e sentem o que o comum dos mortais precisa que lho digam.
Poetas da minha terra, onde estais que vos não conheço, nem vejo vossas obras? Dizei-me quem são e onde param! Uma localidade só é Culta quando os seus Poetas (novos e velhos) são conhecidos e... lidos.
Se és Poeta ou conheces algum, vai ao Centro Cultural Distrital de Viseu (no Auditório Mirita Casimiro em Viseu) e inscreve-te (ou inscreve-o) no registo lá existente.
- Viseenses amai e deixai cantar os Poetas da nossa terra!...

1 comentário:

Afonso disse...

Manuel do Sacramento, grande poeta viseense!
Pouco ou mesmo nenhum reconhecimento...