quarta-feira, abril 21, 2010

Natureza - a eterna incógnita

O Homem (cientistas) tem já poder sobre imensas coisas, podendo alterar o ritmo de muito daquilo com que vive e lida. Porém - há ainda a adversativa -, no caso da Natureza, muito (tudo) está para descobrir e para fazer, pois escapa aos seus gestos, tecnologias e conhecimentos. Ele são as inundações; os furacões e tornados; os sismos e tsunamis; o calor e o frio que o Sol comanda; os vulcões e as suas erupções; o buraco do ozono; que mais sei eu?...
O Ser Humano, nestes últimos dois milhões de anos, mas mais acentuadamente de há dez mil anos a esta parte, tem aprendido e resolvido tantos e tamanhos problemas que, com estúpido desplante, (quase) se julga Deus e, daí, começa a pensar que é dono e senhor do poder e da sabedoria suprema.
Contudo - outra vez a adversativa -, só porque um vulcãozinho se põe a bufar as suas bazófias de construtor (ou refazedor) de paisagens, logo o Homem revela a sua impotência e rotundo falhanço.
E, então, aparecem, em catadupa, biliões de enunciados que ficam sem resposta válida e capaz de resolver, de vez, os problemas surgidos.
- Ai, como somos (ainda) tão diminutos e ignorantes, todavia - mais uma adversativa - tão arrogantes!...

Sem comentários: