terça-feira, março 02, 2010

A Primeira vez...

Aprendi, quando era jornalista no activo, que à medida que aumenta o número de leitores de um jornal, maior se torna a responsabilidade de quem nele trabalha, pois os leitores exigem ser respeitados, o que quer, por outras palavras, dizer: serem bem-servidos. Também aprendi - isto é importante - que, para o entusiasmo não esmorecer, é preciso que cada edição seja feita como se fosse a primeira.
Nestas minhas conversas com os amigos que me acompanham neste, modesto e despretensioso, blogue, pratico e sigo, exactamente, os princípios daquelas lições. Talvez por isso, me mantenho em cada dia, com o nervosismo (saudável) do actor que pisa o palco pela primeira vez.
Estas regras "sublimes" devem ser cumpridas em todas as actividades da vida humana.
O cirurgião, carregado de prática, tem de aproximar-se da mesa operatória como se o fizesse pela primeira vez, com a mesma responsabilidade e entusiasmo; o economista debruçar-se-á sobre os gráficos empresariais, mormente a sua larga experiência, partindo do pressuposto que o faz pela primeira vez; o carpinteiro, o sapateiro etc., etc., etc. E é aí que reside o sucesso, tenhamos disso plena consciência.
Responsabilidade e Entusiasmo e... o resto vem por acréscimo!

Sem comentários: