quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Outra vez "Bispo ou Proto-Consul?

Olá Amigo AJ@,
Agradeço muito o comentário que, de novo, me enviou e que, de pronto, passo a transcrever:
«Sr. Calema já falei consigo várias vezes e agradeço as informações que acrescentou e tornam a sua explicação provavelmente correcta.
O Cristiano (das ferragens) ouviu a alguém uma opinião semelhante.
Estudando a sequência dos bispos de Viseu e as vacâncias no séc. XVII talvez seja possível saber algo mais. Nunca ouvi ou li nada sobre esse Paço, mas a Câmara Municipal e o Pelourinho ficavam bem perto.
Há anos que não tenho o prazer de o encontrar mas se tal acontecer falarei consigo.Sou amigo do Tó (Barbas),parece-me que já morou por perto e gostaria de saber se as suas fontes são da tradição oral ou se leu algo sobre o assunto??»
Tudo o que disse sobre assunto não é fruto da oralidade popular, mas sim da oralidade erudita, nas conversas e passeios de muita amizade com o saudoso e muito querido Amigo Dr. Alexandre Alves.
A título de curiosidade, sempre direi que, a ser do século XVII e tudo leva a crer que sim, o estilo e a decoração do Pórtico, não são lá muito característicos do "Barroco" puro, como seria de supor, tendo em conta a época que se lhe atribui. Há, sobretudo, nos motivos decorativos laivos de uma Arte Popular a querer assimilar as ideias mais elaboradas trazidas por artistas vindos de fora. Enfim, aquele é, em Viseu, o portal dos enigmas, colocado no Centro Cívico da Viseu de então...

Sem comentários: