quarta-feira, fevereiro 10, 2010

Ainda «Bispo ou Proto-Consul?...»

Olá AJ@,
Embora não saiba quem está atrás desta sigla, pois o seu comentário não traga o link do seu e-mail, para que lhe pudesse responder e agradecer directamente, faço-o com todo o gosto por esta via. Disse o (a) amigo(a) sobre o meu artigo em epigrafe:
É certo que o portal é uma interessante obra de arte.Curiosamente os motivos decorativos não são como habitualmente simétricos.
O brasão é sem dúvida episcopal mas a quem pertenceria? E porque motivo está colocado à entrada de um pátio onde as habitações nada exibem de excepcional?
A última parte da sua questão tem, naturalmente, uma possível resposta: o local depois do século XVII (provável data da construção daquele pórtico) , por mor de um incêndio que devorou e danificou o Paço, sofreu toda espécie de vandalismos com a tomada de posse do terreno por burgueses da cidade, que construíram ao redor o que lhes deu na real gana. E vá lá que salvaram o pórtico primitivo deixando-o para gáudio da nossa vista.
Quem souber ou quiser estudar o assunto - como disse no artigo anterior- é muito benvindo e prestará um excelente serviço à História e à Cidade.

Sem comentários: