sexta-feira, fevereiro 12, 2010

Mais uma vez «Bispo ou Proto-Consul?»

Olá AJ@,
No seu último comentário, pede-me para ver as fotos do seu blogue e dizer algo sobre elas. Mas como posso eu fazê-lo, se o senhor continua, para mim, um ilustre anónimo, pois não me forneceu, nem o seu e-mail, nem o link de acesso ao seu blogue?...
Quanto ao Pórtico da Rua Augusta Cruz, em Viseu, de que tenho vindo a falar, há também um outro enigma não menos importante a ter em conta, que é o seguinte:
Admitindo que aquela peça arquitectónica era a entrada para um Paço Episcopal, por quê um novo Paço, se, desde os primórdios da Fundação da Nacionalidade, a mata, o paço e o passal de Fontelo eram de uso e residência dos Bispos desta Diocese (foram-no até quase finais do séc XIX)? Que capricho foi aquele de construir um novo Paço Episcopal no Centro Urbano de Viseu, se o de Fontelo tinha todos os requisitos necessários?
Quem souber responder que o faça. Eu sou um ignorante, mas gosto de saber mais sobre a minha Cidade!

Sem comentários: