terça-feira, fevereiro 09, 2010

Bispo ou Proto-Consul?...

Ontem, o Amigo e ex-colega da Comunicação Social, António Pinheiro, perguntou-me se eu sabia o que era aquele bonito Portal da Rua Augusta Cruz, aqui em Viseu. Respondi-lhe o melhor que soube, mas, ao chegar a casa e ao consultar os meus velhos papéis, verifiquei que havia duas hipóteses, ambas muito plausíveis.
A primeira diz-nos que ali teria sido a casa de um Proto-Consul (representante da Santa Sé na diocese). A segunda - a que me parece mais certa e historicamente mais lógica - propõe que aquele belo pórtico terá sido a entrada para um Paço Episcopal (propositadamente construído) de um Bispo que viria de Roma colmatar uma vacância no Episcopado de Viseu.
Da segunda versão, há que dizer que consta - pessoalmente nunca fiz tal investigação - que esse prelado fora nomeado para Viseu, por um Papa que era seu pai.
Verdade ou mentira, não se sabe. O que se sabe é que tal Bispo acabou por nunca ter vindo para esta Diocese. Por quê? Desconheço. Todavia aventa-se que ele fora nomeado afim de ser afastado de Roma, onde o seu comportamento era motivo de maldizer e que, quando estava para vir, o Papa terá morrido, terminando, por isso, a "deportação", para os confins da Ibéria.
Se, entretanto, houver quem, com jeito, saber e paciência, quiser fazer essa investigação bom será, pois o conhecimento da História è sempre valioso já que finda com especulações malévolas e falhas de rigor.
O meu alvitre aqui fica.

Sem comentários: