quarta-feira, janeiro 27, 2010

A Fé e a Ciência complementam-se

Ao fim de duas semanas, após o Terramoto do Haiti, ainda foi possível retirar dos escombros uma menina de 14 anos com vida.
Dizem que ela conseguiu ter acesso a um recipiente com água e que estava numa bolsa de ar o que permitiu o "milagre" da sua prolongada sobrevivência, sob toneladas de betão em pedaços. Mas ela diz - por sua vez - que «nunca deixou de rezar
A água e o oxigénio permitiram que o seu físico resistisse a condições tão adversas, contudo - afirma a ciência - isto não seria bastante se - e aqui é que está o busílis da questão - não houvesse o reforço da força mental que a manteve ligada à vida, cremo-lo, a menina teria sucumbido.
Ensinaram-me, em pequenino, que "a fé move montanhas". Nunca entendi isto e nunca acreditei nisto, pois, para mim, Deus só ajuda se nós fizermos algo por isso. Não é, portanto, um milagre directo, sem quê, nem para quê. Todavia, seguindo os testemunhos dos sobreviventes do Haiti, foi a fé que lhes deu ânimo, para que se mantivessem vivos, mesmo vendo, a seu lado, os familiares e os amigos mortos e a decomporem-se lançando um odor terrivelmente insuportável e tóxico.
Vão-se lá entender os desígnios de Deus!(?)... O que é, é! Basta-nos isso!...

Sem comentários: