quarta-feira, dezembro 02, 2009

A Juventude e a mudança

In Illo tempore (naquele tempo ou antigamente) quando um senhora entrava algures, logo havia um cavalheiro que se levantava para ceder o assento à dama. Hoje - em muitos casos - esse bom costume desapareceu. Será falta de educação? Ou - como também já ouvi, numa anedota - o que falta não é a educação, o que falta é lugares vagos!...
Não sou apologista da cortesia subserviente e louva-minhas do passado, mas reconheço que a gentileza de quem pode para quem precisa, não é o que era.
Por quê? Não sei!
No entanto, penso que é tudo uma questão de sensibilidade e de valores morais que privilegiam aqueles que carecem de mais solidariedade e apoio nas suas naturais carências humanas.
Pois é! Todavia nem tudo vai mal! Ainda há muito boa gente que ( e falo do alto da cátedra da minha deficiência) se mostra aberta a atitudes de cavalheirismo, na ajuda ao próximo necessitado. E, congratulemo-nos, não são só os mais velhos, vê-se, também, as novas gerações a fazê-lo.
Graças a Deus que a nossa juventude - a bem formada - assim procede, porque o Futuro do Mundo está nessas novas pessoas capazes de mudar políticas, conceitos e formas de Ser e Estar.
Estarei errado?... A Esperança - em mim - nunca morre!

Sem comentários: