segunda-feira, novembro 30, 2009

Utopia ou Realidade possível?...

Amanhã, dia 1º de Dezembro, comemora-se, em Portugal, o dia da "Restauração", ou seja, da libertação do país do jugo (60 anos) imposto pelos Filipes de Espanha.
Com a revolta dos Conjurados - diga-se, dos Restauradores - voltámos a ser "Portugueses" e não, como aconteceu nessa época, pobres e esmagados subordinados dos reis de Espanha, não tendo, por isso, autonomia para nada, pois as ordens vinham e eram, rigorosa e severamente, executadas pelos "feitores" ou impositores espanhóis que, para tal, cá eram colocados com chorudas regalias.
Hoje as coisas são diferentes. Outras políticas, outros conceitos e mentalidades e outras conjunturas económicas e sociais em que a"união faz a força".
Daí que a questão não deixe de ter alguma razão de ser: por que não a criação da "Confederação Ibérica", com dois Estados distintos, nos costumes, na língua, na cultura e, se necessário, na política? Dois Estados, dois modos de Ser e Estar? Será isso conjugável?...
É tudo uma questão de estudo e de concordância de esforços e objectivos! O proveito, parece-me, seria mútuo, já que Portugal e Espanha beneficiariam no conceito das Nações e, provavelmente, nos proventos económico-financeiros, dum Comércio e Indústria comuns, bem como nas exportações e no uso do Turismo com muito Sol e imenso Mar para oferecer.

Sem comentários: