sexta-feira, novembro 06, 2009

O Tempo precisa de tempo para ser Tempo

Se alguém, numa embarcação, cai para fora de bordo logo se ouve o grito: "Homem ao mar!."
Neste momento, em Portugal, o grito de alarme é, parece-me, extemporâneo e um tanto - diga-se: um muito - histérico, pois o Governo mal (re)tomou posse e nem tempo teve para, sequer, chegar à amurada do navio e estabelecer o necessário diálogo com a pirataria, de modo a que os canhões sejam carregados e devidamente apontados ao alvo pernicioso.
É, no entanto, necessário que se agarre bem, e rapidamente, o timão, manobrando de forma a salvar a nau. Contudo, por outro lado, há, também, que pôr os piratas da "perna de pau, olho de vidro e cara de mau" - duma cantiga do tempo da "outra Senhora" - no seu devido lugar, para que não sejam estorvo às boas regras de marear. Isso só se consegue com calma e muita ponderação - palavra que, parece, está na moda em matéria de política.
O Tempo precisa de tempo para criar bom Tempo! - Digo eu na minha "inteligente" ignorância.
Os ratos ainda não abandonaram o navio, nem, ao que se depreende e vê, pretendem fazê-lo (por certo ainda há muitos despojo para "fartar a vilanagem"). Sinal mais que evidente, que a situação, embora difícil, ainda não é desesperada e pode muito bem ser revertida positivamente.
A análise está feita, curta e grossa!...

Sem comentários: