segunda-feira, outubro 05, 2009

A propósito do Dia da Implantação da República

O Pluralismo de Ideias nunca foi, para mim, coisa que me causasse qualquer tipo de obstáculo ou angústia à minha forma de pensar e de encarar a vida. Todos têm direito a viver e a ser respeitados, desde que, por sua vez, respeitem também a maneira de estar e a linha de p0ensamento dos outros.
E isso deve-se, certamente, a, na minha família, haverem membros com ideais políticos e religiosos bem diversos. Meu avô materno era, convicta e acentuadamente, republicano,. Por outro lado, a esposa não escondia o seu "sangue azul" torcendo pelo retorno à monarquia, perdida a 5 de Outubro de 1910. Do outro lado da família, politicamente, nunca cheguei a saber em que águas navegavam. Mas sei, tenho a certeza, que eram católicos praticantes, (quase fanáticos), Em contra partida, o ramo materno era católico, sim, todavia não eram lá muito praticantes e eram marcadamente abertos a discutir e a discernir sobre assuntos dogmáticos e mesmo considerados tabus.
É talvez por essa razão (ou sem razão, não o sei) que amo a Liberdade e me sinto mal, muito mal, quando me querem impor grilhetas religiosas, políticas e outras: Eu, depois do 25 de Abril, sou burro sem cabresto e desejo terminar meus dias de orelhas erguidas e ventas bem atentas "ao vento que passa"!

Sem comentários: