sábado, outubro 03, 2009

Cultura do olhar

«La belleza esta en los ojos de quien mira!» - Disse Miguel de Unamuno. - O que em bom português quer dizer. A beleza existe no olhar de quem observa.
Na verdade assim é. Cada um de nós vê de acordo com o seu conceito estético ou, melhor, de acordo com sentimento que o invade no instante da observação.
Aquilo que, num determinado momento, nos agradou, pode, algum tempo depois, vir a causar-nos uma sensação de desagrado e, até, de repúdio.
Mas a Arte é isso mesmo. Pois Arte é tudo aquilo que nos impressiona (favorável e desfavoravelmente) e nos causa sentimentos de amor e também de ódio ou, simplesmente, revolta.
Ser Artista não é só criar coisas imensamente perfeitas e agradáveis à vista, é, sobretudo, produzir algo que crie no observador humanas emoções e sentimentos.
Os seguidores do espanhol Luis de Gongora -tal como ele - usavam, em suas obras, elementos que revelavam um "bom gosto" requintadíssimo, todavia eram, vazios no conteúdo, já que não havia mensagem e quando ela existia, estava embrulhada num celofane, com um laçarote tão diáfano e belo. que muito poucos davam por ela. Faltava-lhes a força (quase rude) de, por exemplo, uma Paula Rego, Miguel Angelo, Miró e tantos, tantos outros, na pintura, na escultura, na escrita, etc..
Cultivem-se, por isao, os nossos olhos para que saibamos ver e... sentir!

Sem comentários: