quarta-feira, outubro 28, 2009

A Fome e a Esperança

Constatam alguns estudos recentes, com verdade, que muitos dos portugueses, muito especialmente as crianças e os idosos, pela pobreza em que vivem, se alimentam mal, quer em quantidade, quer, também, em qualidade. É um pouco o que diz o provérbio: «Em tempo de fome, tudo o que vem à rede é peixe.»
Bem sabemos que não somos um país de grandes recursos, já que o nosso subsolo é pobre em minerais que alimentem fábricas que dêem pão a milhares de trabalhadores e que o nosso solo, por seu turno, não é tão rico a ponto de, dele, tudo brotar sem esforço e sem gasto. Mas sabemos, entretanto, que, com incentivos económicos (muito bem fiscalizados, para evitar abusos e aproveitamentos indevidos), numa fase de arranque, e depois com uma ajuda técnica, competente e eficaz, será possível modificar o panorama social deste país que quer sair da cauda da Europa e ter voz decente e sem miséria.
O novo Governo, agora que dizem estamos a sair da crise, tem, em tal matéria, sérias responsabilidades a cumprir e um profundo e árduo trabalho a desenvolver, assim ele o queira e os partidos da oposição que, a mais das vezes, são um travão e não o óleo que faz rolar e avançar esta pesadíssima máquina, chamada Portugal.
A Esperança é a única preciosidade que continua viva e bem guardada, na mitológica "Caixa de Pandora", assim a queiramos e saibamos usar!...

Sem comentários: