sexta-feira, outubro 30, 2009

Cultura e Presunção

«Presunção e água benta cada um toma a que quer...»
Desde menino, ouço este aforismo que - refiro com convicção - me parece pleno de sentido e de uma (irónica e triste) verdade que não se pode contestar de tão evidente e palpável que ela é.
Há dias, dei de ventas com o meu "velho e querido" Amigo e condiscípulo da Escola Industrial e comercial de Viseu (agora Secundária Emídio Navarro), Francisco Ferreira, que, depois das saudações efusivas de quem não se vê há algum tempo, veio a mim elogiando-me por, neste blogue e em todos os meus escritos, eu estar sempre atento à pontuação, concordâncias e outras coisas importantes da gramática.
Confesso que (quase) corei, mas aguentei os encómios por os achar de inteira justiça, mormente, por vezes, ter a minha escorregadela. É que "Homero também dorme"!...
Cultura é - penso eu - procurar fazer as coisas bem feitas e não pavonear sabedoria e conhecimentos que, na prática, não são aplicados. Isso - creio-o - é presunção, pretensiosismo balofo de vendedor de "banha da cobra" e não Cultura. É fogo de artifício para papalvo ver, (ouvir) de boca aberta, em noite de romaria popular!
A presunção nada dá, por mais que nos empertiguemos ou nos ponhamos em bicos de pés.
E pronto. Já disse!...

Sem comentários: