sexta-feira, outubro 09, 2009

Divagar com nexo

Que Destino é, afinal, o de Portugal e dos portugueses? Há séculos (2 ou mais) que procuramos um rumo que nos torne, de novo, num país exemplar e a progredir no contexto geral das nações.
Mas nada! Continuamos a ser uma grei pobre e atrasada, sem que os políticos e responsáveis revelem capacidade para que saiamos da "cepa torta" e desta nefanda e "vil tristeza" em que nos achamos.
Somos um rincão de terra onde nascem cabeças inteligentes que têm de ir, por esse mundão fora, em busca do sucesso que, por cá, lhes é negado, quer por falta de meios, quer por inveja dos incompetentes que, indevidamente, assumem as melhores posições na escadaria da Ciência, da Política e do Poder.
«O Povo é quem mais ordena!»
Que povo? O do analfabetismo, da iliteracia, do comodismo, da inveja, da demagogia populista (ia a dizer, de Senhor de La Palisse), do conservadorismo mórbido e retrógrado de "velhos do Restelo" ou das "rodas quadradas" que quando param, por mais que as empurrem, não rolam?...
Estamos em em hora de eleições. Talvez seja agora o momento de darmos o salto para o Progresso por forma a proporcionarmos a construção de um novo e brilhante Portugal!...

Sem comentários: