segunda-feira, outubro 12, 2009

Azar ou preguiça e irresponsabilidade?

«Quem tem unhas é que toca guitarra.» - Confirma o povo na sua sabedoria ancestral, toda de experiência feita. - O que quer dizer, que o conhecimento, a valorização pessoal (académica ou não) é que dão os instrumentos capazes de abrir portas (empregos e não só) com que cada um possa (e saiba) enfrentar as vicissitudes dos tempos difíceis que atravessamos.
Efectivamente toda a gente assim devia pensar, no entanto, infeliz ou desgraçadamente, ainda há quem (sendo jovem e na "força da vida"), com uma preguiça e estupidez revoltantes, se acomode à sombra do "Subsídio de Desemprego" e nada faça para se dotar dos instrumentos qualificativos de que carece para mudar o seu modo de viver.
É verdade! Não estou a inventar! Até conheço alguém que, por debilidade de nota, continua sem exercer a sua função e - o que é estúpido e irresponsável - não dá um passo no sentido de melhorar esta sua triste situação. «Sou desgraçado, não tenho sorte nenhuma!... Coitadinho de mim!... Os colegas evoluem e são colocados enquanto eu fico para trás nos concursos!..."
Pois è! Mas já foste à luta? Já concorreste a funções que te possam valorizar e subir a nota? Já pensaste em acrescentar (com a frequência de algumas cadeiras) uma nova licenciatura ao teu curriculum?
Afinal, ainda, existem pessoas (jovens) que gostam de ser tidas como "coitadinhas"!
Mas que merda! - Permitam-me o desabafo.

Sem comentários: