sábado, março 28, 2009

...Há quem comkece a botar as unhas de fora!...

«Está tudo do avesso.» - Dizia minha avó, que era analfabeta, contudo dona de conhecimentos de vida, muito profundos e, sobretudo, muito humanos. Queria ela dizer com tal asserção que a vida não era tal como se pensava, pois haviam meandros a dificultar a marcha normal ao pensamento de cada pessoa.
Analisando - cinquenta e muitos anos depois - as ideias daquela simpática senhora do "mundo rural", como agora soa ouvir-se, fico deveras convicto de quão enorme era a sua sabedoria, feita de sensatez e de realidade na sua forma de estar.
Havia fome (digamos: miséria), mas, por mor de um regime repressivo e - afirme-se sem rodeios, cruel, muito cruel mesmo - ocultador da verdade, já que a "verdade" era o pensamento distorcido de um chefe, chamado Salazar, que até era inteligente (à sua maneira, claro), mas que castrava, na generalidade, os portugueses tornando-os submissos e (defensivamente) subservientes aos dogmas políticos criados poe ele e pelos seus sequazes.
Veio o 25 de Abril. Chegou liberdade de expressão.
Porém, hoje, 35 anos depois, com a "crise" e com a falta de soluções do Governo e de todos (vinque-se, todos) os partidos, fico preocupado e questiono-me, se não estaremos à beira de uma nova ditadura, se calhar, bem pior, porque tão impiedosa quanto a que levou à Revolução dos Cravos.
Ele há por aí tanto Neo-fascista a deitar as unhas de fora!... Percatemo-nos porque parece que «tudo está do avesso!...»

Sem comentários: