sábado, março 14, 2009

Amigos e Amizade

Diz um velho aforismo popular que «os amigos são para as ocasiões» o que quer dizer que «é nos «momentos difíceis que se conhecem os amigos». Penso que esta é uma realidade incontestável e que, por isso, ninguém ousa mudar o aforismo.
Entretanto existe outro aforismo que afirma que «o vinho e o amigo, o mais antigo», para dizer que os amigos de longa data, tal como o vinho velho são os de melhor qualidade. Ora, por experiência própria, eu tenho verificado precisamente o inverso ou seja, os amigos novos têm sido melhores que os de tempos mais longínquos. Os velhos quase nos esqueceram ou, o que é pior, desprezam, enquanto os novos, desinteressadamente, nos apoiam e prezam a nossa amizade.
Ao terminar esta "Semana dos Amigos" é-me lícito fazer tal comentário, pois tal como Camilo Castelo Branco, também me apetece dizer: «Amigos, cento e um ou talvez mais, eu tive [...] mas que cento e um marotos!...»
Mas mesmo assim, contando só com os mais modernos, eu grito com alma até Almeida:
- Vivam os Amigos!!!

Sem comentários: