quinta-feira, março 12, 2009

A estupidez será minha?

Cada vez me considero mais burro, pois, a cada momento, me sinto com um grande nó cerebral. Não consigo, por mais que dê volta aos miolos, entender qual a vantagem das guerras. Sou eu que sou estúpido ou são as guerras que o são?
Certa vez (anos 80 do século passado), fui incumbido de fazer a apresentação de um livro de autoria de uma senhora que casara com um paraplégico das forças armadas, o qual ficara assim, na Guerra Colonial. Lembro-me de, nessa sessão, eu ter dito que todas as guerras são estúpidas, precisamente porque são fruto da estupidez dos homens que as promovem.
Continuo a pensar como nessa altura, ainda que ouça muitas vezes dizer que «só com uma guerra é que o Mundo e as coisas, neste momento, endireitariam.»
Santo Deus, que pensar é este?...
Sou eu que sou estúpido e continuo pacifista como Gandhi, Buda e Cristo?!...
Não sei responder, mas quem souber que mo diga, para eu não continuar burro!

Sem comentários: