segunda-feira, janeiro 19, 2009

Mau tempo e os "Sem Abrigo"

Ao que disseram os meteorologistas vem aí, de novo, outra vaga de mau tempo - coisa natural para esta época - e as autoridades mostram-se preocupadas, e bem, com as pessoas que vivem nas ruas e que, muitas delas, teimosa e inexplicavelmente, não querem abrigar-se em lugares com algum conforto.
Dantes - recordo-me bem - quem não tinha onde se abrigar do sereno ou das intempéries, era levado pela polícia ou pela G.N.R., para os albergues distritais, onde para além da refeição usufruiam de banho, cama e roupa lavada.
A lei era assim e ninguém lhe fugia.
Dirão que era uma violência do regime fascista. Concordo, pois sempre fui pela Liberdade de cada um e nunca gostei de pactuar com tal sistema, embora para sobreviver, não lhe pudesse escapar. Porém, hoje, olhando para o que para aí vai, questiono-me se, nesse aspecto, as coisas não estariam, dentro do mau, certas? Era, na realidade, coartar ao indivíduo o direito de estar sujeito aos rigores do tempo e... dos mal feitores que os podiam molestar na sua integridade física e mental, mas era - não tenhamos ilusões, - uma forma (forçada é certo) de ser solidário e ajudar quem entrara em desgraça.
Nem tudo foi bom, mas, parece-me, nem tudo foi mau. Estarei errado?...

Sem comentários: