sexta-feira, janeiro 16, 2009

Ironia e esperança no amanhã

As novas tecnologias são óptimas, mas... às vezes, pregam-nos partidas deixando-nos de mãos atadas, sem nada pudermos fazer para resolver a situação.
Foi o que me aconteceu esta semana em que (inexplicavelmente) estive sem ter acesso à Internet, daí que não pudesse ter metido nada de novo no meu modesto e "desconchavado" blogue. Se calhar o incidente teve origem no sincelo e na neve que cobriu o Norte e Nordeste Português. É que, com o frio, entra-se facilmente em hipotermia... provavelmente as máquinas da Net entraram nesse estado, até o sol aquecer o ambiente neste país, a "sobreviver" em estado de congelada hibernação.
Esta forma irónica de enfrentar a situação é, tipicamente, bem portguesa e isso torna-nos um povo, autenticamente, suis generis. Brinca-se para aliviar as dificuldades do dias-a-dia, como fez Rafael Bordalo Pinheiro ou, durante o fascismo, como sucedeu com a publicação de "Os Ridiculos".
No fundo, bem lá no fundo, todos nós temos um palhaço, a rir e a fazer piruetas, dentro de nós o qual, desse modo brejeiro), nos dá alguma força para encararmos os problemas e dificuldades do presente.
Por isso, continuemos a lutar por melhores horas com... um sorriso aberto a brilhar no rosto de cada um de nós! E... o mundo e a vida continuarão até à Vitória final! Avante, avante!...

Sem comentários: