sexta-feira, janeiro 09, 2009

Falhanço de sistemas...

Quando o comunismo cai, o capitalismo colapsa estrondosamente e outros sistemas políticos e económicos, através dos séculos, também não tiveram consistência para sobreviverem às crises e aos tempos, surge, natural e obviamente, a questão: Que alternativa nos resta, para vivermos com qualidade e, sobretudo, dignidade humana?
Numa visão, talvez ingénua, direi que todos os sistemas são, à partida, aceitáveis, mas o que provoca o seu falhanço é a ganância e o despotismo dos homens que têm a missão de os usar e desenvolver.
O comunismo falhou por culpa de gente que, ávida de poder e de certo modo riqueza, mandou para as urtigas as teorias e os princípios de igualdade e solidariedade que lhe eram subjacentes, o mesmo sucedendo, também, com o capitalismo ocidental.
É, na verdade , a ambição desmedida e falha de escrúpulos - digo -, de sentimentos quem destrói e mata as boas ideias e/ou as grandes realizações de mentes humanas privilegiadas.
Infelizmente, o castigo desses erros acaba sempre por atingir os inocentes que nada têm ou tiveram a ver com a gestão dos recursos.
Que alternativa resta então, repito, para solucionar o problema dos nossos dias?
Eu não sei! Quem o souber que o diga e faça!!!

Sem comentários: