sexta-feira, janeiro 23, 2009

Deficiência e preconceito

Perguntam-me algumas pessoas que me conhecem, o que faço para, mormente a minha idade e a minha deficiência, me manter com bom aspecto.
Fico deveras "aparvalhado" com tal demanda, mas entendo bem o quanto ainda existe o (pre) conceito estúpido de que as pessoas com deficiência têm de ter ar de "coitadinhas" e, talvez, morrer cedo e muito encarquilhadas, causando asco a quem com elas se cruza.
Por quê, nos primórdios do século XXI, se continua a pensar como na Idade Média?
Isto, infeliz e lamentavelmente, "ainda" sucede. Por culpa de quem? - perguntar-se-á.
Na minha óptica, deve-se, de modo nítido e acentuado, à má preparação da Sociedade e... dos Professores que, ou não querem, (afirme-se) não estão abertos e preparados para incutirem nos seus educandos e discentes, os valores - digo, conceitos - de igualdade e respeito que merecem as pessoas que, por isto ou por aquilo, têm uma qualquer marca que os torna diferentes ao comum dos cidadãos.
A quem cabe julgar (avaliar) estes preconceituosos cidadãos?
Estamos num tempo em que, ao que parece, se foge de ser avaliado, como o "Demónio" se afasta da "Cruz". E não digo mais nada!...

Sem comentários: