segunda-feira, setembro 15, 2008

Mirita Casimiro e... Artistas viseenses a não esquecer

Se há figura que os viseenses melhor conhecem, por via do cinema primeiro e da televisão mais tarde, é, sem sombra de dúvida, a actriz Mirita Casimiro, que até tem um auditório (a entrar brevemente em obras de manutenção, restauro e modernização) na Cidade de Viseu, onde a ilustre artista e seus, não menos iliustres, irmãos nasceram.
O meu amigo Almiro Costa - o "bom patife das músicas" - pediu-me que escrevesse a letra para uma marcha que honrasse aquela ilustre figura de Viseu. Deitei mão, sem plágio de qualquer espécie, apenas adaptando, um poema/carta de alguém que brincou, no Largo do Mocho (Praça D. João I) ou na Cruz de Pedra (imediações da Rua dos Casímiros) com ela e com os irmãos dela.
Esse poema de "Beirão de Jolicardo" (pseudónimo de José Lemos Cardoso) foi publicado num periódico de Viseu, corria o ano de 1935 e consta da sua "Obra Poética I", livro que tive o gosto de editar há anos, já que o poeta era meu tio materno e morreu, em Mocuba - Moçambique, em 1938/9, com vinte e poucos anos de idade.
Desta forma singela, mas sincera e sentida, aqui tiro o meu chapéu aos filhos ilustres da "antíqua e mui nobre cidade" de Viseu.

Sem comentários: