sábado, setembro 13, 2008

Feiras por quê e para quê?

Queixa-se o Presidente da Câmara de Viseu (com razão) que às 3ªs.-feiras, no final da Feira Semanal, os feirantes e os compradores deixam o espaço nada limpo e ameaça, caso a situação se não altere, acabar com a Feira.
Há já quase quarenta anos, em artigo publicado no Diário de Notícias, eu demandava: por quê feiras, nas cidades de grande comércio como Viseu? Para quê, se o comércio tem tudo o que há na feiras e por preços, muitas vezes, algo inferiores?
No passado, quando esses pontos de comercialização serviam para os artesãos escoarem os seus produtos e os agricultores seus agros e animais, havia uma justificação para que existissem. Mas hoje, com tantas lojas comerciais e (até) tantas (grandes, médias e pequenas) superfícies onde nada falta por preços de acordo com a bolsa de cada um - serei eu estúpido?!... - não têm nenhuma razão de (ainda) existirem.
E não digo mais nada, pois sei que, com este artigo, estou a criar uma polémica tremenda. Não me importo! Tenho as costas bem largas, pois sei que, por maior que seja o alarido, a razão está do meu lado!

Sem comentários: