quinta-feira, maio 08, 2008

Sobre bacoquice e arquitectura

A minha leitora habitual Pandora escreveu em comentário ao artigo abaixo:
Meu querido amigo, cresci rodeada do belos palacetes e quintas da região de Sintra, e foi com imensa tristesa que ao longo dos anos os vi ser abandonados, degradarem-se, e serem deitados a baixo, por máquinas, para no seu lugar serem construidos "mamarrachos", de prédios altíssimos que albergam várias desenas de pessoas. Eu vivia numa zona nobre do conselho de Sintra, onde os ricos iam passar férias, mas depois tornou-se num dormitório terrivel, onde já nem reconheço as ruas da minha meninice.
Depois mudei-me para cá e apaixonei-me por estas belas casas senhoriais, que existem por todo o lado, e enchem de magia as mentes mais férteis.
É com pena que as vejo, mais uma vez degradarem-se e ficarem á mercê da erosão e do vandalismo. Outras são reconstruídas, com algum gosto, mas a maioria fica apenas com a fachada, para construirem por traz um edificio completamente diferente do original, a ser vendido a preços estapafurdios para o comum dos mortais. Está a acontecer no centro da nossa cidade á vista de todos.
Sim, acho que estamos mesmo na Républica das Bananas, porque por este andar, o nosso património será levado pelo vento e as memórias, essas, acabam quando nós acabarmos um dia.
Lamento a sua perda.

Sem comentários: