sábado, fevereiro 02, 2008

Por quê tanta crueldade?

Muitos dizem que não há / – neste mundo tão cruel, / onde não cai o maná – / amor, só fel, fel e fel.

De certa forma é assim, ninguém respeita ninguém e, pelo contrário, aproveitam as fraquezas do semelhante para atingirem seus objectivos nefastos, porque demasiado desumanos.

Estou, obvia e concretamente, a referir a utilização de duas mulheres com deficiência mental, num acto de violência, em Bagdad, armando-as com bombas que explodiram matando-as e a mais 72 pessoas e ferindo também um ror de outras, que, normal e inocentemente, faziam as suas compras e vendas no mercado.

Não há moral política e religiosa que possa – cuido eu – justificar e desculpar a utilização de quem não tem capacidade intelectual para definir o que é bem ou é mal e, muito menos, discernir que também será vítima desse acto.

Que moral é esta e que religião é esta tão cruelmente desumana? Será que quem é diferente não merece ser respeitado e amado na sua diferença, seja ela qual for? .Será que este tipo de maldade – na religião dos mentores do acto – tem direito a perdão e se tem – eu não acredito – que Deus é este e que fé é esta?

Porque ainda sou um tanto optimista, creio, plenamente, nas profecias de antanho e espero (já não para mim, mas para os meus netos, se os tiver) um «novo céu e uma nova terra, onde a “besta” ficará amarrada por mil anos!»

Sem comentários: