sábado, dezembro 01, 2007

Civismo

Sou benfiquista desde menino, mas não sou “doente”, nem fanático ao ponto de rejeitar sistematicamente a possibilidade de os clubes existirem e ganharem ao Benfica. Acho, pois, que por isso, sou um cidadão responsável, respeitável e digno de o ser.

Vem este meu arrazoado a propósito de uma imagem que vi hoje, num telejornal: Estava um jornalista a entrevistar um grupo de adeptos do Benfica, quando se introduziu no grupo, uma “corajosa” adepta do F.C. do Porto, com seu cachecol identificativo, para deixar uma qualquer mensagem. De imediato foi agredida com um Uhhhhhhhhhh uníssono, de imensa má educação e de muitíssima falta de desportivismo.

A jovem, coitada, nem teve oportunidade de dizer o que pretendia (bom ou mau, não importa), pois o baralho era tal que o próprio repórter teve de suspender o directo que estava a fazer.

Ora, na minha óptica, tal atitude não é digna de um verdadeiro e bem-educado desportista. Já que, mandam os sãos princípios de cidadania e deontologia desportiva, ser adepto de um clube, seja ele qual for, é respeitar e amar o oponente, dando-lhes igualdade de oportunidade!

Será que sou louco ao afirmar que ainda são precisas escolas de formação cívicas dos cidadãos? Que fazem as famílias, o clero de todas as tendências religiosas e os professores?

E fico por aqui!...

Sem comentários: