sábado, outubro 20, 2007

De novo qualificação

Fazem-se muitos cursos de formação para pessoas com deficiência o que – diga-se – é óptimo, pois todos os cidadãos devem ter acesso à igualdade de oportunidades quer seja à educação/ensino/formação; quer seja ao trabalho/emprego. Pelo menos é o que determina a Constituição Portuguesa.

Mas, infelizmente, não e assim que as coisas se passam. E não é, porque não há a preocupação de criar no formando o gosto pelo trabalho e o conceito de que o que se faz, para além de ter grande qualidade, tem, também – direi, sobretudo –, de ser produzido no mais curto espaço de tempo.

Fazem-se cursos de Formação Profissional para pessoas com deficiência – sei muito bem do que estou a falar, pois fui, durante algum tempo, Coordenador de Acções de Formação Profissional desse tipo –, que não satisfazem, minimamente, aqueles quesitos fundamentais, o que ocasiona, obviamente, resultados desastrosos ao fazer-se a integração no mercado de trabalho.

A quem atribuir culpa por tal falhanço?

À falta de qualificação técnico/pedagógica dos formadores e, o que é bem pior, à falta de qualidade dos técnicos avaliadores/fiscalizadores da entidade subsidiadora dessas acções de formação profissional, que só olham para os papéis, cheios de relatórios muito bonitos, mas completamente ocos na prática.

E, por hoje, basta…!

Sem comentários: