quarta-feira, setembro 12, 2007

É vendetta ou brincadeira?

D. Filipa de Lencastre foi a mãe do mais famoso e sublime grupo de Infantes que Portugal teve. Os filhos desta senhora inglesa foram de tal gabarito intelectual e humano que Camões lhe chamou de «ínclita geração, altos infantes.»

Talvez por isso, trouxe-nos – a nós portugueses –, ao longo da História, alguns dissabores, pois se gerou, na ancestral memória colectiva dos ingleses, uma certa e indisfarçável, inveja que os leva a, sempre que a oportunidade surge, desenvolverem contra nós um bem definido sentimento de vendetta siciliana.

Foi assim logo após os descobrimentos, quando ingleses e holandeses, aproveitando a fraqueza da presença dos Filipes, no nosso trono, nos espoliaram de bastante património na Índia e em África:

Depois foi durante as invasões francesas em que a razia ao que era nosso, muito especial e definidamente, ao prestígio angariado ao longo dos séculos, sob o pretexto de que nos estavam a ajudar, foi de doer o coração e a alma.

De seguida foi a questão do “Mapa Cor-de-rosa” em que os súbditos da “velha Albion” fizeram de nós «gato sapato», numa humilhação sem nome, nem precedentes.

E… agora é o caso dos Mccanne em que os britânicos ousam e usam tudo para apoucar o trabalho – creio que infatigável e honesto – das nossas polícias.

Somos pobrezinhos, muito parcos de meios é certo, mas não somos parvos, Santo Deus!...

Sem comentários: