segunda-feira, setembro 24, 2007

Afonso Henriques era de...

Andam os historiadores e os intelectuais visienses um tanto ocupados (e preocupados) em saber, de fonte limpa e segura, se o 1º Rei de Portugal nasceu ou não nasceu na sua cidade.

Por outro lado, é interessante referir, não vejo ninguém a seguir a pista de Jaime Cortesão e de outros autores que aventa (ou especula) a hipótese de o citado monarca não ser o filho de D. Teresa e do Conde D. Henrique (como se aprende na Escola), já que essa criança – de saúde muito débil e com uma qualquer deficiência – fora entregue aos cuidados de D. Egas Moniz que o levou para Salzedas, onde os ares e as águas seriam propícias a um desenvolvimento mais saudável, onde, afinal, acabaria por morrer, sendo, por isso, natural e imediatamente, substituído por um dos filhos daquele nobre cavaleiro, pois era nascido (mês atrás ou mês à frente) no mesmo ano.

Então, creio, aceitando a validade desta suposição D. Afonso Henriques não nasceu nem em Guimarães, nem em Viseu, mas em Salzedas, no Concelho de Tarouca do Distrito de Viseu.

Que importa onde uma pessoa nasce? O importante é o que ela fez na vida e legou aos vindouros!...

Sem comentários: