segunda-feira, agosto 06, 2007

Sonhar é fácil

Li, hoje, um trabalho sobre o Professor Agostinho da Silva e achei interessante ele alvitrar, como forma para resolver as crises em Portugal e no Mundo, um sistema monárquico parecido com o português até a D. João I, muito especialmente tendo como referencia o rei D. Dinis e a Rainha D. Isabel, de quem era fã.

E especificava dizendo que um Municipalismo Monárquico (ou Monarquia Municipalista) seria o ideal. Pois estaríamos dando mérito ao Povo na gestão do Concelho e, de certo modo, a descentralizar o poder.

Segundo aquele ilustre filósofo iríamos ganhar (permitam-me a expressão) “poder democrático” e, ao mesmo tempo, um forte sentido espiritual de vida e/ou (traduzo eu) de vivência humana.

Só que já não estamos na Idade Média e o feudalismo já foi!... Ele anda, para aí, tanta sede de poder que a corrupção se tornou no “pão-nosso de cada dia”…

Não é assim?!... Não sei, mas (confessando toda a minha atávica ignorância) não levo a mal a quem sabe e a quem apoia esses monárquicos princípios.

Estou aberto às mudanças, no entanto, dada a minha já “provectas” idade, não as verei se elas vierem, alguma vez, a ocorrer.

Viva a utopia! Viva o sonho!

Sem comentários: