quarta-feira, abril 11, 2007

De novo a "lei da r olha"?

Já vi muita coisa nesta vida! Mas nunca tinha imaginado sequer que a justiça quisesse ou pudesse impor a “lei da rolha“, como vi, ontem, num telejornal.

Um jornalista desportivo ou não (não sei efectivamente, nem isso interessa ao caso) publicou, há já algum tempo, uma notícia em que fazia menção a determinado clube o qual devia uma elevada importância. Facto incontestadamente verdadeiro. Pois o Supremo Tribunal, depois de outros, veio condenar o jornal a uma elevadíssima indemnização, por considerar que fora posto em causa “o bom-nome” do clube em dívida.

Então, a verdade não deve dizer-se? Onde está a transparência das instituições? Que é feito da liberdade de expressão e/ou de informação? Será que a vitória do fantasma do “Estado novo” (ressuscitado, por um concurso televisivo, feito sem critérios, nem princípios de defesa dos valores da liberdade e da democracia) está a afectar as mentes antiquadas (e, se calhar, anquilosadas) dos fazedores da justiça portuguesa? Será que, brevemente, vamos ter, de novo, o “lápis azul” da Censura a conspurcar e a destruir as páginas da informação em Portugal? Não bastaram 48 anos de tal regime?

Meu Deus, meu Deus em que país vivemos nós?!....

Sem comentários: