sexta-feira, outubro 13, 2006

Ainda Ecologia

Antigamente, quando as pernas e a máquina, em geral, respondiam às solicitações da minha mente, dava longos e saudáveis passeios pelos pinhais, pelos prados, subia às montanhas e inebriava-me com as paisagens envolventes: tudo era limpeza e beleza natural. Não se via um papel sequer a conspurcar todo aquele enquadramento de maravilha e sonho.

Hoje, mesmo viajando de carro, sem me embrenhar fundamente naquelas maravilhas, o que vejo doe-me e faz-me pensar: são montes e montes de inutilidades a sujarem, até à beira da estrada, o nosso ângulo visual; são matas, desgraçadamente, descuidadas com emaranhados e excrescências vegetais avançando, selvaticamente, sem nexo, por todo o lado e aumentando, assustadoramente, o risco de incêndio no pino do0 Verão.

Por quê tanto descuido? Por quê tanta falta de civismo? Por quê tão grande falta de educação? Por que não se cumprem leis (que as há)?

E, por último, quem nos acode?

Só temos uma Terra! Cuidemo-la, ao menos!

Façamos isso, cada qual a seu jeito, e poderemos usufrui-la por mais alguns milhões de anos!...

Sem comentários: