sexta-feira, agosto 11, 2006

Heroína ou Assassina?

Em 15 de Agosto, em Portugal, comemora-se a vitória das tropas de D. João I sobre um exército cansado e esfomeado vindo do país vizinho, numa batalha que, ao que parece, não foi muito demorada, nuns campos, hábil e estrategicamente, rasgados de valas em Aljubarrota.

Tudo isto está certo, pois o nosso país, saído de uma crise de sucessão, estava a consolidar a posição assumida pelo rei da “boa memória” ameaçado pela coroa de Castela que, por direito de herança sanguínea, sentia que o tono português lhe pertencia por direito. Era importante para o Reino de Portugal vencer a batalha fosse de que modo fosse: “quem o inimigo poupa às mãos lhe morre.”

Já o mesmo não dizemos do acto “heróico” – ensinaram-me (era eu menino na escola primária) no tempo do fascismo – de Maria Brites, a – tristemente – célebre Padeira de Aljubarrota, que, como uma gata assanhada e sem um pingo de humanidade, diz-se, matou, com a pá do forno, sete pobres soldados castelhanos, esfomeados e exauridos pela refrega e pela longa viagem a pé, que fugindo da confusão gerada durante a refrega, em desespero de causa, se haviam refugiado debaixo das suas telhas.

Maria Brites heroína?!... De quê e por quê?

Será acto heróico fazer mal a quem nos pede acolhimento, por ter sido vítima de uma derrota qualquer? Onde está a caridade cristã que manda curar as feridas e mitigar as dores do nosso próximo como o fez o “bom Samaritano” e que também manda perdoar as ofensas, mesmos aos nossos inimigos?

Modernamente diríamos que Maria Brites foi um monstro, porque foi uma criminosa de guerra, já que cometeu o crime contra gente já sem capacidade de defesa quer por debilidade física, quer por fragilidade psicológica.

Naquele caso, os (actuais) “Direitos Humanos” foram profundamente violados sem escrúpulo e sem piedade.

Assim sendo, Maria Brites não merece ser tida como heroína e, muito menos, tomada como um exemplo de patriotismo.

Que Deus se apiede dela embora tenha já passado à história. E que a Misericórdia Divina se estenda a quantos, ainda, tomam como um acto heróico o seu hediondo e imperdoável crime e que, por certo, também, ainda hoje, cometeriam (e tantas vezes cometem) acções do mesmo jaez. Ensine-se o amor e jamais a retaliação e o ódio! Corrijam-se os compêndios de História e construa-se uma nova geração de homens e mulheres capazes da fazer um Mundo novo, sem ódio e respeitando os inimigos que foram derrotados e, então, seremos dignos de nós e do Futuro.

Sem comentários: