terça-feira, agosto 29, 2006

Coisas do Fascismo

Uma das últimas revistas Anim’Arte do GICAV, inseria um artigo da Dr. ª. Maria das Dores Almeida Henriques, em que, citando documentos existentes no Arquivo Distrital de Viseu, narrava a miséria vivida pelo povo português durante o período da II Grande Guerra Mundial e nos anos que se lhe seguiram. Contava-se que, por força da grande escassez de alimentos, o país recorrera ao racionamento de bens essenciais que só podiam ser adquiridos sob apresentação de uma senha que autorizava essa aquisição.

Embora fosse criança, lembro-me muito bem disso. E eram bichas infindáveis para se conseguir essas senhas! Os “ricos” não tinham tal problema: As influências políticas, a corrupção e o mercado negro tudo resolviam!... Foi um tempo terrível, em que o fascismo em Portugal estava no auge, sob a batuta implacável de Salazar, que – como dizia meu avô materno – “tinha pelos no coração”.

Mas… há sempre uma adversativa nestas coisas! Enquanto o povo português chorava e gemia com o estômago colado ás costas, o ditador de Santa Comba Dão enviava, gratuitamente, comboios para Espanha, carregados de alimentos para auxiliar o General Franco a implantar o seu regime. E, pior que tudo, nesses comboios eram colocadas, em Vilar Formoso, enormes faixas, em letras garrafais, com a inscrição: SOBRAS DE PORTUGAL.

Serão precisos comentários?!...

Sem comentários: