quarta-feira, janeiro 26, 2011

As convulsões deste Mundo

Se, a sangue frio e com verdadeiros olhos de ver, fizermos uma análise desapaixonada ao que vemos, lemos e ouvimos, nos Órgãos de Comunicação Social, fácil se nos torna concluir que o mundo de hoje está, de forma insofismável, a viver um estado generalizado de convulsões sociais (e não só) de que ninguém conhece o desfecho.

O medo, especialmente do que será o futuro, está, por todo o lado, a destrambelhar mentes e corações de forma incontrolável e preocupante. É – digo eu – esse medo (ou medos), por uma questão de mera sobrevivência, que empurra imensas pessoas para a perda de valores morais, sociais e humanos adquiridos pela instrução e pela educação.

Não ter emprego, nem vislumbrar condições de, no imediato, vir a alcançá-lo, causa “stress”. Daí à depressão e á execução de actos menos (ou nada) nobres é um pulinho de pardal. Passa-se, num instante, de um estado solidário e digno para a realização das mais inconcebíveis atitudes de desonestidade e indignificação humana, sem, de qualquer forma, se sentir vergonha ou remorso pelos maus actos praticados. Depois, são as revoltas, as manifestações incoerentes e as alterações, constantes e aparatosas, à chamada “ordem pública”.

Soluções para esta autêntica “crise de valores”? Não são visíveis, nem se preconizam de modo algum a prazo curtíssimo! O que resta então?...

Já que “quem de direito” o não faz ou não sabe fazer, cabe-nos, apenas, impelir os escolhos do caminho para a berma e esperar, sempre confiante, de que “depois da borrasca, vem a bonança” e, sobretudo, ir gritando, construtivamente, para que nos ouçam e erijam algo de belo e novo que leve, definitivamente, os homens à paz, à harmonia e… ao amor.

Sem comentários: