segunda-feira, maio 31, 2010

Tabaco -causa de morte

Ela acendeu um cigarro e fumou-o com lentidão e volúpia, quase num êxtase místico de quem procura a sublimidade da vida e do mundo. Olhei-a atentamente e disse cá para os meus botões: - Pobezinha, usas o tabaco como válvula de escape às tuas ansiedades, dúvidas, angústias e para te afirmares como pessoa "evoluída" que queres mostrar.
Hoje em dia, são as mulheres quem mais fuma. Esta "La Palissada" é um chavão, mas é -diga-se sem rodeios - um terrível mal social. Elas (e Eles) sabem o quanto é prejudicial à saúde, o consumo do tabaco, mas - eu não entendo porquê - continuam a queimar cigarro, após cigarro. É uma desesperada, embora consciente, busca ao fim da vida. É um suicídio deliberado e paulatino.
«Fumar mata.» - Dizem em, letras garrafais, os maços de cigarros portugueses. Mesmo assim, as fábricas prosseguem a produção; o Estado continua a cobrar o imposto sobre o tabaco; os vendedores a ter lucros e os fumadores a irem parar aos hospitais com cancro.
- Meu Deus, que loucura é esta?
No Dia de Luta Contra o Tabagismo, eu que nunca fumei, por isso com autoridade para o fazer, aqui lanço o meu brado: Enchei-vos de vontade e levai à falência as tabaqueiras!...

Sem comentários: