sábado, abril 24, 2010

"Dia da Liberdade"!...

Uma madrugada fui abruptamente despertado pelo telefone (ainda não haviam telemóveis) pela Redacção do D.N, para quem, na altura, trabalhava. Disseram-me que estava a ocorrer uma revolução e que fosse ao Quartel de Viseu, a ver se recolhia mais informações, o que fiz de pronto, com o coração em alvoroço pela emoção daquele despertar e pela dúvida que bailava no meu cérebro, já que desconhecia o tipo de revolução que estava a decorrer, nem como me iriam receber no "velho" R.I. 14.
Por detrás do portão, encerrado, um oficial aquietou-me a ansiedade esclarecendo, de forma mui sucinta, que uma Companhia de militares daquela Unidade havia partido, pouco depois da meia noite, para ir ajudar a derrubar o regime até aí vigente em Portugal.
Era o 25 de Abril de 1974!
Quando, cerca das sete da manhã, telefonava para o "meu jornal" a dar as informações obtidas, eu estava eufórico de emoção e contentamento. Finalmente íamos ser livres! Todo o dia andei numa roda viva a colher informações e a enviá-las para a Redacção do D.N.
E - como o tempo passa? -... já lá vão 36 anos!...

Sem comentários: