sexta-feira, fevereiro 05, 2010

A Madeira e as suas incongruências.

No final da II Guerra Mundial, a Madeira não era o que é hoje. Havia muita pobreza e muita fome,aliás tal como no Continente.
Quando os barcos de passageiros, fundeavam, ao largo, logo eram rodeados por pequenos botes com crianças que, gritando para quem estava na amurada dos paquetes,pediam para que deitassem moedas ao mar e, quando alguém o fazia, um menino mergulhava e, antes de a moeda chegar ao fundo, a apanhava e vinha ao de cima exibindo o troféu.
Era, na verdade,uma imagem triste e deveras degradante ver aqueles meninos que deviam estar na escola, ali mendigando e a mergulharem como forma de angariarem o seu sustento e, muitas vezes, dos próprios pais que delas se serviam, como fonte de receita familiar.
Felizmente as coisas mudaram e a Madeira é hoje - dizem as estatísticas e os políticos - o segundo Distrito português, com maiores indicadores de riqueza.
Acredito porque quem o diz deve saber bem o que afirma.
Todavia, também sei, que nem tudo são rosas, pois ainda há bastante pobreza nas comunidades piscatórias, ali, bem à beirinha do Funchal.
Incongruências do nosso Mundo!...

Sem comentários: