sexta-feira, outubro 16, 2009

Tradições antigas, ou crueldade intolerável?

A nossa Querida Pandora enviou-me um e-mail com vídeo, em que mostrava as imagens, sem quaisquer fantasias ou disfarces, cheias de crueldade, da execução à morte de uma jovem mulher, através de lapidação, possivelmente por ter cometido adultério, lá para as bandas dos países do Próximo Oriente e, por cá, um touro ensanguentado numa Praça depois de lidado numa Tourada Ibérica.
E dizia-se no vídeo, desse e-mail, que aquela, horripilante e desumana, crueldade mais não era do que o cumprimento de antigas (e "santas", porque religiosas - caso da lapidação) tradições.
As tradições são para serem preservadas, sim! Mas só aquelas que não contenham, crueldade ou apoucamento da pessoa humana, quer sejam as vítimas, quer sejam os seus verdugos.
Claro que o condenado além da dor sofre também, e sobretudo, o aviltamento da sua personalidade e dignidade. E os carrascos, ao atirarem as pedras que dilaceram e matam, também estão, perante a Sociedade Civilizada que os vê (e julga), a contribuir para o seu próprio apoucamento como seres humanos (se é que merecem tal qualificação) libertos de velhos e maus conceitos e, por isso, totalmente fora da classificação de homens do Século XXI.
- Meu Deus, por quê ainda existem coisas assim?!... Como me envergonho desta cruel e asquerosa humanidade!!!

Sem comentários: