quarta-feira, julho 29, 2009

Dizer mal

Ha dias, na televisão, um jornalista perguntou a alguém, para que tinha um blogue na Net e a resposta surgiu instantânea e bem incisiva: «P'ra dizer mal!»
Fiquei banzado!... Que conceito é este, Meu Deus?!...
Aprendi com a educação que recebi de meus ancestrais, com os estudos, com a análise da Vida e das coisas do Mundo, que maldizer é um dos maiores defeitos do Ser Humano.
Há uma diferença muito grande entre assinalar o que não está ou vai bem, para, de seguida, pedagogicamente, procurar remédio para o erro e o dizer mal só por dizer. Esta atitude negativa tomada apenas para nos sentirmos superiores aos outros, esquecendo-nos que, afinal, nós também erramos e somos pecadores, revela má fé e mesquinhez cultural e de espírito.
Que falta de humilde é essa que - segundo vim, depois, a saber - invade a alma de mais de 60% dos bloguistas de todo o Globo?
Ser crítico não é dizer mal só para mostrarmos que somos bons! Ser crítico e ser construtivo e humilde, no pleno intuito de melhorar o que (nos parece) não estar bem, E é, sobremaneira, ser pedagogo chamando a atenção e dando pistas para resolver ou, ao menos, melhorar as coisas neste Mundo em que o s homens e as instituições se degladiam ferozmente.
Eu sei que não mudo nada, nem ninguém, mas, pelo menos, alerto na intenção de conquistar a Paz e o Amor entre todos os Homens. É esse o dever e a função de quem, de qualquer modo, comunica.
E aqui me calo e me quedo, porque já disse bastante, para ser entendido!...

Sem comentários: