sexta-feira, abril 17, 2009

Democracia em risco?!...

«Abril - águas mil,, queima o carro e o carril e aquilo que ficou ainda o Maio o queimou.» esta velha asserção popular portuguesa traduz bem o que está a acontecer, no presente mês, aqui pelas Beiras.Pretendiam, os nossos ancestrais, dizer com esta máxima ou provérbio, que num passado não muito distante, o mês corrente era bastante chuvoso e frio e que esse frio se prolongava até ao mês seguinte.
Assim sendo, não sei porque se queixam as pessoas - muito especialmente os agricultores - de que, por via do tempo, estão a atrasar a "sementeira" da batata e que muitos dos agros foram queimados pela "aragem gélida" que se tem feito sentir.
Não tarda - direi eu - estão aí a pedir subsídios para os prejuízos e a fazer manifestações...
Quão pacientes e tolerantes, com a meteorologia, eram os nossos queridos avós!... Tudo sofriam "de bico calado"!... Quantas vezes passando fome e outros males!...
E ainda há quem afirme que não existe democracia no nosso país! O podermo-nos manifestar, com ou sem razão, é bem uma realidade da existência da liberdade democrática, tenhamos disso plena consciência. No entanto, com a presente crise económica e social que atravessamos, esse precioso bem pode estar em risco e há que estar atentos para, a todo o custo, evitarmos tal desgraça.
E por aqui me fico, lembrando que o 25 de Abril está à porta e que urge comemorá-lo om toda a dignidade que essa data bem merece!

Sem comentários: